Sobre nós

Restaurante de fado em Lisboa

Experiência autêntica Elencos de excelência

Fundado em 2017, o  principal restaurante de fado em Lisboa, o Fama de Alfama deve o seu nome ao poema escrito para um lindíssimo fado tradicional, o fado Lopes, interpretado em homenagem ao bairro de Alfama e às tradicionais casas de fado que o habitam, no filme “Fados” de Carlos Saura. 

Pelos olhos do realizador vemos esta expressão portuguesa ligada à lusofonia, à qual aliás pertence, e percebemos que a diáspora levou e trouxe alma ao Fado. 

A inclusão faz-nos ser melhores, “Não tenham medo da Fama de Alfama mal-afamada”, um bairro que viu nascer o Fado e que na génese da sua história é um exemplo de aceitação do outro e miscigenação.

Mais do que um restaurante, uma experiência de fado em lisboa

O Fama de Alfama percorreu desde 2017 um caminho de investimento na satisfação de cliente, optando por ser o mais genuíno e autêntico possível e por apresentar um conceito honesto. 

A comida servida é elaborada, usando preferencialmente matérias-primas de alta qualidade e nacionais, sendo que o resultado está espelhado nos bons comentários das redes sociais e plataformas virtuais de restaurantes.

O restaurante é amplo estando decorado com apontamentos do início do século XX e Art Deco. Toda a disposição é feita em volta de um palco, que de forma intimista nos envolve com Fado. A inspiração está também em Pessoa, Orpheu e no Modernismo, pretendendo recriar momentos como os dos “Vencidos da Vida”.

Durante a nossa história de funcionamento conseguimos fidelizar público-alvo nacional e internacional, essencialmente pela qualidade e variedade do elenco. A direção artística está nas mãos de Joana Amendoeira, uma muito talentosa fadista consagrada que com critério exigente programa Fado, que por vezes acompanha ou complementa com outros estilos de música. São inúmeros os artistas de excelência que passam por esta casa, que lhe dão alma e a tornam melhor, obrigado a eles:

Joana Amendoeira

João Nunes

Nani Medeiros

Soraia Cardoso

Teresinha Landeiro

Pedro Amendoeira,

João Filipe

Bernardo Romão

Bernardo Saldanha

Mário Pacheco

João Domingos

Rui Poço

João Pita

Fred Martins,

Manuel Vaz da Silva

Carlos Manuel Proença

Sebastião Pereira

Fernando Dalcim

Bernardo Couto

Walter Areia

Tânia Oleiro

Francisco Salvação Barreto

Célia Leiria

Marco Oliveira

Catarina Rosa

Sara Paixão

Manuel Oliveira

Carolina Ribeiro

Jonas

Duarte

Francisco Moreira

Mariana Lopes Correia

Zé Maria

Flávia Pereira

Rodrigo Rebelo de Andrade

Beatriz Felício

Matilde Cid

Gustavo

Mel

Miguel Ramos

Filipa Biscaia

Maria Emília

Geadas

Zé da Câmara

Marisa Gonçalves

O respeito pela música e pelos artistas é um elemento diferenciador da casa.

A música é o que nos move, é o que nos inspira!

Fotos por: Rodolfo Contreras