Cantores e Músicos - Fama de alfama
Mariana Lopes Correia
A Embaixadora do Fado que Une Tradição e Modernidade
Mariana Correia, nasceu em Lisboa e parece ter em si toda a história do fado, transportando-nos numa viagem imensa desde os primórdios da canção nacional até aos dias de hoje, lembrando o melhor do antigo acrescentando a modernidade que sentimos necessidade de escutar. Natural de Lisboa, emigrou para a Suíça em meados dos anos oitenta e durante três décadas, levou o Fado por terras helvéticas e cidades fronteiriças da Alemanha e França actuando nas melhores salas desses países e tornando-se uma embaixadora desta música. De regresso a Portugal, é convidada assídua das mais emblemáticas casas de fado da cidade do Porto. Em 2019 fez parte do elenco “Portugal A Gosto” a convite da Casa da Música.
Fama de Alfama: Mais do que um restaurante, uma experiência de fado em lisboa
O Fama de Alfama percorreu desde 2017 um caminho de investimento na satisfação de cliente, optando por ser o mais genuíno e autêntico possível e por apresentar um conceito honesto.
A comida servida é elaborada, usando preferencialmente matérias-primas de alta qualidade e nacionais, sendo que o resultado está espelhado nos bons comentários das redes sociais e plataformas virtuais de restaurantes.
O restaurante é amplo estando decorado com apontamentos do início do século XX e Art Deco. Toda a disposição é feita em volta de um palco, que de forma intimista nos envolve com Fado. A inspiração está também em Pessoa, Orpheu e no Modernismo, pretendendo recriar momentos como os dos “Vencidos da Vida”.
Durante a nossa história de funcionamento conseguimos fidelizar público-alvo nacional e internacional, essencialmente pela qualidade e variedade do elenco. A direção artística está nas mãos de Joana Amendoeira, uma muito talentosa fadista consagrada que com critério exigente programa Fado, que por vezes acompanha ou complementa com outros estilos de música. São inúmeros os artistas de excelência que passam por esta casa, que lhe dão alma e a tornam melhor, obrigado a eles: