Cantores e Músicos - Fama de alfama

Bernardo Romão

Guitarra portuguesa

Bernardo Romão Nasceu em 1989, Natural de Cascais desde sempre apaixonado pela sonoridade da guitarra portuguesa, Começou a tocar profissionalmente guitarra portuguesa em 2008 tendo como seus principais professores Carlos Gonçalves e Paulo Parreira, tendo tocado para fadistas como Maria da Fé, Frei Hermano da Câmara, Ana sofia varela, Joana amendoeira, Duarte, Maria João Quadros, na casa onde cresceu como guitarrista Senhor vinho. Entre 2014 e 2018, integrou o elenco semanal da programação de Fado do Casino Estoril. De momento, atua regularmente na casa de fados Senhor Vinho, Fama de alfama Tasca da Bela, bem como outras casas reconhecidas de Lisboa,
Em 2017, integrou a formação da fadista Gisela João, fazendo parte da sua equipa de músicos até 2021. Colabora regularmente também com fadistas como Ricardo Ribeiro e Cristina Branco, Dulce pontes, tendo como objetivo principal divulgar ao máximo a guitarra portuguesa.

Bernardo Saldanha

Viola de Fado

Bernardo Saldanha nasceu a 27 de setembro de 1995 em Almada, mas cedo rumou a oeste, mais precisamente para Alcobaça, onde vive e estuda música na Academia de Música de Alcobaça até aos 18 anos, altura em que se mudou para Lisboa para estudar na Universidade Nova, integrando a licenciatura em Ciências da Comunicação. O interesse pelo Fado é algo natural que surge no seio da sua família, visto que o seu tio, Mário Maduro, é violista de Fado e lhe ensinou a tocar, nutrindo assim o seu gosto por este estilo de música e de vida. Atualmente, toca em casas de Fado com muita regularidade e acompanha à viola vários artistas, entre eles José Geadas, María Emília, Matilde Cid, Ana Margarida Prado, Ricardo Ribeiro e Milhanas.

Fama de Alfama: Mais do que um restaurante, uma experiência de fado em lisboa

O Fama de Alfama percorreu desde 2017 um caminho de investimento na satisfação de cliente, optando por ser o mais genuíno e autêntico possível e por apresentar um conceito honesto. 

A comida servida é elaborada, usando preferencialmente matérias-primas de alta qualidade e nacionais, sendo que o resultado está espelhado nos bons comentários das redes sociais e plataformas virtuais de restaurantes.

O restaurante é amplo estando decorado com apontamentos do início do século XX e Art Deco. Toda a disposição é feita em volta de um palco, que de forma intimista nos envolve com Fado. A inspiração está também em Pessoa, Orpheu e no Modernismo, pretendendo recriar momentos como os dos “Vencidos da Vida”.

Durante a nossa história de funcionamento conseguimos fidelizar público-alvo nacional e internacional, essencialmente pela qualidade e variedade do elenco. A direção artística está nas mãos de Joana Amendoeira, uma muito talentosa fadista consagrada que com critério exigente programa Fado, que por vezes acompanha ou complementa com outros estilos de música. São inúmeros os artistas de excelência que passam por esta casa, que lhe dão alma e a tornam melhor, obrigado a eles: